Nossa História

Tudo começou em 1983, quando o município de Navegantes passou por um período de forte enchente. Nesta época, alguns voluntários, moradores da cidade, lideraram trabalhos humanitários prestando socorro as pessoas atingidas, entre eles estavam Anna Isabel Ramos Dias “Belinha” e Ivo Frutuoso. Na ocasião, médicos e enfermeiros, voluntários da Cruz Vermelha Estadual – Florianópolis, também estavam no município prestando ajuda humanitária.  Mas como esta situação se repetiu em 1984, Dr. Setembrino que na época era presidente da Cruz Vermelha Estadual, orientou aquele grupo de voluntários, para que elaborassem um projeto solicitando uma sede para Navegantes.

No decorrer 1985 e 1986 a Cruz Vermelha prestava serviços a comunidade de corte e costura/artesanato/tricô/crochê/cabeleireiro/datilografia, entre outros.  Durante o período de 1986 a 2005, a filial da Cruz Vermelha em Navegantes ficou praticamente desativada.

Em março de 2005 a Cruz Vermelha passou por uma reformulação de seu estatuto, que ocasionou a eleição de uma nova diretoria.  No decorrer de 2006 e 2007, ocorreram atividades externas da Cruz Vermelha em Navegantes, tais como: dia das crianças, tarde com velhinhos do asilo, palestra de primeiros socorros com professores das creches, visitas a idosos, tratamentos de feridas por uma médica voluntária, entre outros. Ainda em 2007, houve a mudança de local da sede para o endereço atual.

Na enchente de 2008, a Cruz Vermelha- Filial do Município de Navegantes serviu de sede para execução do projeto de ajuda humanitária, congregando o governo alemão, suíço e espanhol, na aquisição e distribuição de produtos para 2.300 famílias atingidas.

Em 2010, foram estabelecidos novos departamentos e muitos projetos se iniciaram, tais como: Travessia Saudável, Curso de Primeiros Socorros, Cine Cruz Vermelha, Mini oficinas voltada para área da Saúde, participação em eventos, palestras, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário